São Paulo, Terça-feira, 15 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO
Até domingo, número pode chegar a 280 mil; Estado oferece 50 mil vagas
Programa de emprego em SP já tem 40 mil inscritos

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

O primeiro dia de inscrições para participar do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego do governo estadual levou ontem cerca de 40 mil desempregados às escolas estaduais e aos postos de atendimento ao trabalhador.
Se esse número se mantiver até domingo, último dia das inscrições, cerca de 280 mil pessoas disputarão as 50 mil vagas oferecidas pelo governo do Estado de São Paulo para fazer, por seis meses, serviços de manutenção e limpeza.
Os aprovados vão receber bolsa-auxílio de R$ 150 por mês, cesta básica e seguro para cobrir acidentes pessoais. A jornada diária de trabalho será de seis horas durante cinco dias por semana. Um dia por semana será dedicado à qualificação profissional e aos cursos.
Ontem, as filas foram pequenas e o atendimento, tranquilo. "Era exatamente isso que pretendíamos. Descentralizamos as inscrições para evitar o sofrimento das filas", diz Walter Barelli, secretário do Emprego e Relações do Trabalho. Segundo ele, a secretaria se preparou para fazer 110 mil inscrições diariamente.
As inscrições podem ser feitas em 2.266 escolas estaduais espalhadas pela região metropolitana de São Paulo e em 11 postos de atendimento ao trabalhador.
Segundo José Luiz Ricca, secretário-adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, os desempregados da região metropolitana de São Paulo que se encaixam nos quesitos exigidos pelo governo estadual somam 600 mil a 700 mil pessoas -o levantamento é do Dieese. A expectativa inicial era que a metade desse número concorresse às vagas.
A primeira turma, formada por 250 pessoas, deve começar a trabalhar na limpeza na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no próximo dia 30.
As próximas turmas deverão ser convocadas, por etapas, para limpeza de escolas, parques, jardins e vias públicas. Segundo o secretário-adjunto, até o final de agosto os 50 mil aprovados estarão em plena atividade.
As inscrições podem ser feitas das 8h às 16h. Para efetuá-la, o candidato deve estar desempregado há mais de um ano, morar há dois anos em qualquer um dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo e ter mais de 16 anos.
No ato da inscrição, o candidato precisa apresentar um documento de identificação. A lista dos aprovados será divulgada dia 25.


Texto Anterior: Contradição marca debate do Mercosul
Próximo Texto: Prefeitura ampliará programa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.