São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Patinho feio
Na segunda prévia do índice de preços no varejo que a Fecomercio divulga amanhã, o grupo dos bens semiduráveis (vestuário, tecidos e calçados) foi o único a apresentar queda de preços. A retração foi de 0,35%, puxada pelo segmento de vestuário (queda de 2,13%).

Globalização
A convite do presidente Lula, Juan Somavía, diretor-geral da OIT, irá participar da próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na próxima sexta, no Palácio do Planalto, para discutir a dimensão social da globalização. Somavía irá expor o relatório da OIT que trata da questão.

Dupla dinâmica
A nova onda de abertura de capitais intensificou a parceria entre a Bovespa e o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). As entidades assinam na terça um acordo para promover as atividades do IBGC nas companhias listadas, com ênfase para as estreantes.

Infra-estrutura
Maurício Tolmasquim (Minas e Energia) irá apresentar na terça, em Brasília, a nova regulamentação do setor elétrico aos integrantes do Conselho de Infra-Estrutura da CNI.


Investimento
A Unipar (União de Indústrias Petroquímicas) vai investir US$ 3,5 milhões na construção de um centro de distribuição no pólo petroquímico do ABC.

"O Aprendiz"
George Ross, vice-presidente da Trump Organization, estará no Brasil na terça para o lançamento da série de TV "O Aprendiz", que estréia na quarta, no Brasil, no canal People+Arts. Ross é co-apresentador do programa americano, ao lado de Donald Trump.

Caixa eletrônico
Os canais automatizados responderam, em junho de 2004, por 86,9% do total de transações efetuadas pelos clientes de bancos, contra 85% em junho de 2003. Os terminais do BB, a maior rede da América Latina, somaram 38.153 em junho.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Setor elétrico

A Abdib entende que a expansão do setor elétrico precisa ser financiada por meio de "project finance". Nessa modalidade, o próprio negócio e a geração de caixa futura do empreendimento (os recebíveis) são as garantias oferecidas e aceitas na tomada de empréstimos. Paulo Godoy, presidente da Abdib, enxerga essa possibilidade nas últimas apresentações sobre o novo modelo feitas por Dilma Rousseff (Minas e Energia).
O pleito é antigo do setor privado, mas o problema, segundo Godoy, é que não tem sido atendido pelo BNDES e pelo sistema financeiro.
De acordo com Paulo Godoy, se as usinas serão submetidas à iniciativa privada por meio de leilões de concessão, é racional que as próprias concessões e os recebíveis a serem gerados em cada projeto possam ser utilizados pelo empreendedor como garantias aos empréstimos.

Próximo Texto: Receita de empresas é a maior da história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.