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Azul Linhas Aéreas tenta antecipar sua entrada em operação para o fim do ano
DA SUCURSAL DO RIO
Diante da reação das empresas que dominam o mercado
doméstico no país, a Azul Linhas Aéreas está tentando antecipar sua entrada em operação para o fim do ano. Segundo
a Folha apurou, o sistema de
reservas da empresa deverá ficar pronto em novembro. A
Azul pretende ainda lançar um
programa de fidelidade para
conquistar clientes.
O principal entrave para a
antecipação é a obtenção do
Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo), concedido pela
Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil). Se o obtiver até
o fim do ano, o prazo de liberação será recorde.
Em cerca de dez dias, a empresa deverá receber uma aeronave da Embraer, que será
usada na certificação. O plano
inicial era começar a operar em
janeiro com três aeronaves.
"Estamos trabalhando para antecipar a entrada em operação.
A questão é se nos interessa começar com um ou dois aviões",
afirma Gianfranco Betting, diretor de Marketing da Azul.
A Azul pretende se diferenciar com uso de aviões da Embraer, sem poltrona do meio e
com oferta de entretenimento.
A TV de bordo, uma das facilidades oferecidas pela empresa,
só estará disponível no segundo semestre de 2009. "A tecnologia de Live TV ainda é nova.
O sistema tem de ser trabalhado para ter conexão confiável
com o satélite", disse Franco.
A proposta da Azul é fazer
vôos diretos entre capitais que
normalmente não contam com
este diferencial em vôos de outras companhias. O problema é
que as concorrentes têm frota
muito maior e podem oferecer
os mesmos vôos a preços difíceis de concorrer. A Azul tem
interesse em operar em aeroportos como Congonhas e Santos Dumont, mas depende de
decisão do governo.
(JL)
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