São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

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Dirigente da GM diz que marca irá buscar liderança no Brasil

PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com investimento de US$ 1 bilhão já autorizado pela matriz para o desenvolvimento de novos produtos e expansão da fábrica de Gravataí (RS), além de quatro lançamentos previstos para o ano que vem, a General Motors vê a chance de ampliar sua participação de mercado e buscar a liderança no Brasil.
Em conversa com jornalistas ontem em São Paulo, o vice-presidente de Operações Internacionais da GM, Nick Reilly, disse que a montadora precisa aumentar sua importância no Brasil e outros mercados emergentes.
"Temos um programa de lançamentos interessantes no Brasil nos próximos anos e uma rede de concessionários muito forte. Com essa combinação, temos a possibilidade de aumentar nosso market share e até tomar a liderança. Temos essa chance no Brasil", afirmou Reilly. Ele ressaltou, porém, que não há uma meta definida para a montadora ganhar posições no país.
A GM encerrou o mês de julho com 20,91% de participação de mercado no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). É a terceira maior montadora, atrás de Volkswagen e Fiat.
Segundo Reilly, as operações fora dos Estados Unidos, que hoje respondem por 65% do faturamento da empresa, devem ganhar mais importância.
"Esse percentual deve cair um pouco à medida que a economia dos Estados Unidos comece a se recuperar. Mas a tendência é que depois aumente."
Para ele, as operações no Brasil devem também se voltar mais para o mercado externo. Atualmente, 10% da produção da montadora se destina à exportação.


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