São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO GLOBAL

Europeus divulgam lista de produtos dos EUA que podem sofrer sanção

A União Européia (UE) publicou, na sexta-feira, uma lista de produtos norte-americanos que podem ser afetados por sanções, no valor de até US$ 4 bilhões, se os EUA não alterarem suas leis de incentivos fiscais às exportações. A lista inclui centenas de mercadorias, que vão desde peças para reatores nucleares a produtos agrícolas.
A UE ganhou o direito de impor sanções aos EUA após a OMC (Organização Mundial do Comércio) decidir que o sistema de incentivos fiscais dos EUA era ilegal sob as regras de comércio mundial.
A UE disse que aplicará as sanções apenas se os EUA não desistirem de seu programa de subsídios. Ambas as partes querem evitar tensões comerciais, em meio a uma outra disputa, a das tarifas americanas sobre o aço importado, impostas pelo presidente norte-americano, George W. Bush, em março.
Para Arancha Gonzalez, porta-voz do comissário de Comércio da UE, Pascal Lamy, "é importante que o processo siga adiante. Se não houver progresso, teremos que tomar a decisão de impor as sanções".
O porta-voz do Comércio dos EUA disse que Washington pretende evitar a retaliação mudando suas leis de tarifação para cumprir com as regras da OMC. Entretanto, ele não comentou sobre os prazos para que uma nova legislação sobre o assunto seja aprovada. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Argentina: FMI quer apoio dos candidatos à Presidência antes de definir acordo
Próximo Texto: Aviação: Empresa aérea faz reajuste de "ficção" em guerra de tarifas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.