São Paulo, quarta, 15 de outubro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELECOMUNICAÇÕES
Tecnologia define escolha
Qualcomm estuda local para fábrica

MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local

A Qualcomm, empresa norte-americana fabricante de aparelhos e equipamentos de telefonia celular, vai escolher o local para instalar sua primeira fábrica no país entre três cidades: Curitiba, Campinas (SP) e Rio de Janeiro.
A decisão dependerá da definição tecnológica do processo de licitação da banda B no Paraná e das concorrências que a Telesp e Telerj estão realizando para a instalação da telefonia celular digital.
A Qualcomm trabalha com a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) como padrão para a telefonia celular digital.
De acordo com o vice-presidente internacional de marketing e vendas da Qualcomm, Jim Edson, a fábrica da empresa poderá entrar em operação apenas seis meses após a definição do local.
Os investimentos previstos para a implantação do projeto chegam a US$ 20 milhões no primeiro ano de funcionamento da fábrica.
A Qualcomm pretende atuar nos mercados de aparelhos de telefone celular e equipamentos para telefonia móvel celular.
O faturamento da Qualcomm em 1997 foi de aproximadamente US$ 2 bilhões.
A empresa também está de olho em um terceiro mercado, que ainda está para surgir: o da telefonia fixa sem fio, chamada de WLL (Wireless Local Loop).
A tecnologia WLL permite a instalação rápida e barata de telefone fixo, pois não há necessidades de cabos de transmissão (o sinal é transmitido por ondas de rádio).
A Qualcomm começou ontem os testes com a tecnologia WLL, em Salvador (BA), onde cerca de 150 usuários irão testar o sistema durante 45 dias, a partir de hoje.
Os testes estão sendo realizados por meio de um convênio com a Telebrás, que estuda a viabilidade da tecnologia WLL.
Nas operações com o WLL, a Qualcomm estabeleceu parceria com a Divisão de Telecomunicações do grupo Schahin Cury, que será responsável pela engenharia e atendimento ao público.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.