São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

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Vaivém das commodities

@ - mzafalon@folhasp.com.br

QUEDA MENOR 1
A previsão de queda na área de milho para a safra de verão era de 7% em setembro, conforme estimativa da Agroconsult. Com a recuperação dos preços, a queda na área deve ser só de 4%, segundo os dados mais recentes da consultoria. A produção está estimada em 32,8 milhões de toneladas.

QUEDA MENOR 2
A área de soja recua para 20,8 milhões de hectares, com queda de 5,8% em relação à anterior. A produção sobe para 53,6 milhões de toneladas, 1,9% a mais do que em 2005.

POUCA ALTERAÇÃO
Nos dados da Agroconsult, a área de arroz terá aumento de apenas 1% na safra 2006/7, para 3,1 milhões de hectares. A produção fica estável, em 11,6 milhões de toneladas. A safra de algodão deve aumentar 29%; a de feijão, 19%.

AGROENERGIA 1
As terras próximas dos pólos de agroenergia são as que mais se valorizam, segundo a publicação "Agrianual 2007", do Instituto FNP. Na área de cana-de-açúcar, Presidente Prudente (SP), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG) são os destaques.

AGROENERGIA 2
No setor de grãos destinados à produção de biodiesel, a publicação destaca as áreas de Codó (MA), Oeste Baiano (BA), Paragominas (PA) e Uruçuí (PI). Já no setor de reflorestamento, as maiores valorizações ocorrem nas áreas de Imperatriz (MA), Pelotas (RS) e Três Lagoas (MS).

UNS VÊM, OUTROS VÃO
Enquanto Illy, Starbucks e outras cafeterias estrangeiras descobrem o Brasil, a brasileira Café do Centro se volta para a Ásia. No início do próximo ano, monta a segunda cafeteria em Tóquio e busca atingir pelo menos cem lojas na Ásia nos próximos dez anos.

FLORADA BOA
Apesar das chuvas, apenas 50% das floradas dos cafezais foram consideradas médias e boas desde agosto, segundo os produtores. O motivo é a grande colheita obtida nesta safra, segundo o Cepea.

RESULTADO BOM
Passado o conturbado período de influência da gripe aviária, o grupo Avipal registrou aumento de 24% no faturamento do setor de frangos no terceiro trimestre em relação ao anterior. Em volume, a alta foi de 12,5%. Já no setor de carne suína o faturamento superou em 37% o de igual período de 2005.

AGREGAÇÃO DE VALOR
A divisão de lácteos, que representou 56% do faturamento do grupo Avipal, cresceu 4,9% no terceiro trimestre. A venda de produtos de maior valor agregado, como requeijão (mais 83%), manteiga (mais 89%) e creme de leite (mais 28%) foram os destaques.


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