São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Consumo das famílias dá impulso à construção no país

O consumo das famílias tem cada vez mais importância para a construção no Brasil. Segundo o boletim Análise Setorial Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), elaborado pela FGV Projetos, as vendas de materiais de construção no varejo tiveram alta de 6,6% no acumulado do ano até julho. Os principais atores da expansão são justamente as famílias junto às construtoras, ainda no posto de protagonistas.
Segundo a Abramat, de janeiro a setembro, as vendas de materiais de construção no mercado interno tiveram alta de 12,55%, expansão puxada pela construção habitacional.
Para entender o crescimento consecutivo -15 meses de alta-, segundo o presidente da Abramat , Melvyn Fox, é preciso fazer um resgate histórico. "Desde o fim do BNH, em 1986, nada foi feito. Já no fim do primeiro mandato de Lula, foram tomadas algumas medidas para incentivar o setor, como as facilidades de financiamento, principalmente. Todas as atividades estão trazendo benefícios."
Do lado das construtoras, o financiamento e o crédito são os responsáveis. "Hoje o consumidor consegue comprar sua casa própria com prazo bem dilatado, com taxa de juros bem inferior à de dois anos atrás e cabendo dentro do bolso."
Apesar da boa fase, há alguns gargalos que podem atrapalhar o setor. O maior deles é a falta de mão-de-obra especializada. "Infelizmente quem não consegue nenhuma outra atividade acaba migrando para a construção. Nós queremos profissionalizar a nossa mão-de-obra. Não adianta ter alta tecnologia de materiais sem funcionários qualificados", afirma Fox.
Segundo ele, está sendo criado um sistema nacional de qualificação e certificação de mão-de-obra com o apoio do Senai.
Já a falta de cimento, ainda de acordo com Fox, é um problema superado. "Eu posso garantir que não há falta de materiais hoje. Houve um problema pontual, mas que já foi sanado."

FOCO REGIONAL
O especialista em franquias Marcelo Cherto está expandindo geograficamente os seus negócios. Com um escritório instalado em São Paulo, o grupo Cherto acaba de abrir uma filial em Fortaleza, que terá as atividades voltadas para pequenas e médias empresas que operam no Nordeste. Buenos Aires também recebe um escritório da empresa. "Nós sentimos que há mercado ainda no Rio de Janeiro. O empresário de médio porte gosta de receber um atendimento local", afirma Cherto. A idéia, de acordo com ele, é que os escritórios regionais façam o contato direto com o cliente, mas que o processo seja trabalhado na central do grupo, que fica em São Paulo.

Empresas lançam seguro para animais

A seguradora inglesa Royal & SunAlliance e a Merial Saúde Animal, especializada em produtos veterinários, lançam em dezembro um seguro de vida para cães e gatos.
O cliente poderá receber o seguro Proteção Extra Premiada de graça, na compra de uma embalagem de Frontline, produto contra pulgas e carrapatos.
Com a aliança, a seguradora entra na distribuição de produtos e serviços massificados, mercado até então inexplorado no Brasil, onde tinha foco apenas no mercado corporativo, segundo Angelo Colombo, diretor da Royal.
Para a Merial, de acordo com Luiz Luccas, diretor de operações de animais de companhia, a expectativa é conquistar cerca de 1 milhão de proprietários de animais de estimação em dois anos.

HORA DO CHÁ
A rede de casas de chá Rei do Mate vai anunciar a abertura de dez unidades nos próximos 40 dias. Para o início de 2008, mais três unidades estão previstas. A rede deve alcançar 235 unidades no país.

BIBLIOTECA
Para comemorar seus 40 anos, a Febraban lançará, no dia 29, o livro "Febraban- 40 Anos de Participação" (DBA Editora). A publicação narra as mudanças nas instituições financeiras que acompanharam as transformações do período. O livro descreve a história da entidade, que reúne 110 bancos, e como o Brasil passou pelas mudanças das últimas quatro décadas, do milagre econômico à estabilização.

NOS ARES
Investidores estrangeiros estão de olho no crescimento da malha viária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Eles estão dispostos a depositar vultosas somas em projetos para impulsionar os arredores do aeroporto. A empresa de gestão de negócios Confiance, do empresário Juan Quirós, fechou ontem um contrato milionário com um fundo americano, que pagou R$ 18,5 milhões por um terreno de 225 mil m2. Quirós negocia outros 10 milhões de m2 com empreendedores de diversos segmentos, entre eles, logística, alimentação e hotéis.

CABO-DE-GUERRA
A Caoa deve perder nos próximos dias a revenda da marca Subaru para a Caltabiano. A Hyundai continua com a Caoa.

CARA NOVA
A Vale fará um evento no fim de novembro para apresentar sua nova marca. A empresa reunirá, no Rio, pela primeira vez na sua história, cerca de 500 gestores de todo o mundo. O presidente Roger Agnelli vai mostrar a nova identidade visual global e falará do novo posicionamento de comunicação. A Orquestra Sinfônica Brasileira encerra o encontro.

NOTEBOOK
As vendas de notebooks da Itautec tiveram alta de 244% nos primeiros nove meses deste ano na comparação com igual período de 2006. O lucro da empresa, incluindo a venda de ativos e participações da companhia, totalizou R$ 77,2 milhões de janeiro a setembro, expansão de 265% sobre o mesmo período de 2006.

CHAMPAGNE
A Interfood Importadora traz ao mercado o champagne Charles Heidsieck Brut Reserve Mis en Cave en 2003. De janeiro a outubro, as vendas de champanhes importados pela Interfood, da marca Piper Heidsieck, cresceram cerca de 134%, comparado ao mesmo período de 2006. Em volume de entrada, a Piper ocupa o quarto lugar no mercado brasileiro, e em vendas, o terceiro lugar no mundo.

DE PANO
O comércio atacadista de tecidos de São Paulo teve alta de 5,5% nas vendas do segmento de cama, mesa e banho na primeira quinzena do mês em relação a outubro, segundo levantamento do sindicato do setor. O mês passado já havia registrado crescimento de 5%, em comparação a setembro.

À VENDA
A consultoria imobiliária Binswanger Brasil foi contratada pelo Esporte Clube Banespa para a comercialização de dois imóveis, de 150 mil m2, em Vinhedo (SP), e 22.584 m2, em Cangaíba (SP). A empresa deve fechar o ano com faturamento 31% maior que o de 2006.

SEGURADO
O mercado de seguros cresceu 10% de janeiro a setembro ante o mesmo período de 2006, segundo o Sincor-SP (sindicato dos corretores). No período, o setor faturou R$ 28,5 bilhões. Na liderança, está a Bradesco Seguros, com 12,47% de participação.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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