São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas no varejo americano caem e elevam temor de recessão

DA REDAÇÃO

As vendas do varejo nos Estados Unidos caíram 0,4% em dezembro, aumentando as preocupações em relação à principal economia mundial. A queda, a maior em seis meses, sinaliza que os consumidores americanos ficaram reticentes com os problemas nos mercados financeiro e imobiliário durante o período de festas de final de ano -época muito importante para o comércio.
No ano, as vendas aumentaram 4,2% na comparação com 2006, o menor avanço anual desde 2003 e um sinal que os problemas estão se espalhando pelo resto da economia. Os gastos do consumidor respondem por cerca de 70% do PIB.
O resultado do último mês de 2007 aumentou os temores de que a economia dos EUA possa entrar em recessão. Nos últimos dias, bancos como Merrill Lynch e Goldman Sachs têm divulgado análises em que os EUA já estão em recessão ou que em breve entrarão. A definição padrão de recessão nos EUA envolve dois trimestres consecutivos de crescimento econômico negativo.
Já o PPI (índice de preços ao produtor americano) teve deflação de 0,1%, mas o núcleo dos preços (que exclui energia e alimentos, considerados mais voláteis) subiu 0,2%.
Em novembro, ele tinha subido 3,2%, a maior alta desde 1973, devido ao aumento nos preços de energia. No ano, o PPI teve alta de 6,3%, a maior desde 1981.
A pequena alta em dezembro deve facilitar um novo corte nos juros pelo Fed (o banco central dos EUA). O índice de preços ao consumidor, considerado mais importante na hora de o Fed avaliar os rumos da inflação, será divulgado hoje.


Texto Anterior: Consumidores americanos freiam consumo
Próximo Texto: Bolsa de SP sofre perdas de 6,2% no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.