São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria do interior de SP comemora

da Folha Ribeirão

O setor industrial da região de Ribeirão Preto vê uma possibilidade de melhora nas exportações com a disparada do preço do dólar ocorrida ontem devido à liberação da banda cambial pelo Banco Central brasileiro.
Para os empresários, a desvalorização do real deverá aumentar a competitividade do produto brasileiro no exterior, apesar do risco da volta da inflação.
De acordo com David Sebastião Ferreira, presidente da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca e Região), o setor cafeeiro deverá ter um ganho.
"Mas não podemos pensar de modo egoísta, ou seja, exclusivamente na exportação. A desvalorização da moeda poderá acabar com o Plano Real."
Segundo Ferreira, a região de Franca produziu em 98 1,1 milhão de sacas, sendo que 80% da produção foi exportada principalmente para países da Europa.
"Com a expectativa de estoques baixos de café, teremos um bom ano, caso o preço do dólar esteja competitivo", disse.
O setor de calçados de Franca espera que a alta do dólar aumente as encomendas no exterior.
No ano passado, a região exportou US$ 86 milhões, metade do normal, de acordo com Ivânio Batista, do sindicato das indústrias de calçados.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.