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São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

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PAINEL S.A.

Aposta
A projeção para o crescimento do PIB subiu para 2,06% em 2003 e para 2,92% no próximo ano, segundo a pesquisa deste mês da Febraban com economistas de bancos, que será divulgada amanhã.

Efeito superávit
Roberto Troster (Febraban) diz que houve uma melhora em relação à pesquisa do mês anterior. "Sinal de que o remédio amargo do aperto fiscal e monetário deu resultado", diz.

Preço
A taxa de juros média em 2003, porém, sobe para 23,35%, segundo a pesquisa. E o dólar deve fechar o ano em R$ 3,63. O superávit fiscal primário subiu para 4,18% do PIB, mas a projeção ainda fica abaixo da nova meta de 4,25%.

Dinheiro na conta
A carteira de crédito para investimento cresceu 41,5% no Banco do Brasil, em 2002, o que significou R$ 760 milhões a mais nas mãos das empresas.

Cifras de Carnaval
O Ecad (escritório de arrecadação de direitos autorais) lança o slogan "No Carnaval, a gente defende a música". A meta é aumentar em 13% a arrecadação em relação à de 2002.

Concentrado
Os dez primeiros dias do mês representaram 38% do total do faturamento dos principais canais de varejo brasileiro, segundo pesquisa realizada pelo instituto LatinPanel.

"Aeroshopping"
O comércio nos aeroportos brasileiros cresceu 6,51% em 2002 em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Infraero. No total, o valor movimentado foi de R$ 333 milhões. O número de consumidores nesse mercado, porém, cresceu apenas 1,6%.

Tipo exportação
Merheg Cachum, presidente da Abiplast, e Guilherme Duque Estrada, vice-presidente da Abiquim, irão levar a Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), amanhã, projeto de ampliação de exportação de produtos plásticos.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Expansão

O BNDES deve ter uma política para ampliar os financiamentos de investimentos de empresas brasileiras no exterior, segundo análise do Iedi. A presença no exterior ainda é restrita. Mas um dos principais motivos que levaram as empresas nacionais a investir lá fora foi a garantia ou a ampliação de suas exportações. Com isso, fica claro que essa expansão tem caráter complementar, e não substituto, do processo de internacionalização. Seja por meio de escritórios, serviços de assistência ou por unidades de produção, onde essas operações já ocorreram houve um aumento efetivo das exportações. O incentivo desses investimentos colaborou para uma maior inserção competitiva no cenário internacional das empresas.



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