São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior economia, Alemanha tem retração de 0,2%

DA REDAÇÃO

A Alemanha, maior economia da zona do euro, teve retração de 0,2% no PIB no último trimestre de 2004, o que causou surpresa a analistas, que esperavam expansão de 0,2%.
O resultado foi causado por uma queda na demanda interna, que anulou a recuperação das exportações, de acordo com os analistas.
O crescimento do Produto Interno Bruto no ano de 2004 foi de 1,6% no país, segundo a agência de estatísticas alemã, que revisou o dado para baixo. A primeira estimativa era de expansão de 1,7%. O crescimento no terceiro trimestre também foi revisado 0,1 ponto percentual para baixo.
A economia alemã sofre com o gasto tímido dos consumidores, que têm resistido às compras devido à alta taxa de desemprego. Em janeiro, havia 5 milhões de desempregados no país. A insegurança dos consumidores é causada também pelas propostas do governo de cortar benefícios sociais.
O governo alemão já aprovou uma reforma trabalhista que cortou o valor do seguro-desemprego, num esforço para estimular os desempregados a procurarem vagas.
Trabalhadores argumentam, no entanto, que não existem vagas e que as empresas alemãs continuam fazendo cortes de funcionários.


Texto Anterior: Economia global: Zona do euro desacelera no fim de 2004
Próximo Texto: Fluxo de capitais para os EUA avança 20%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.