São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPORTAÇÃO

Parceria será com a Fiesp

Inmetro vai monitorar barreira não-tarifária

JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) assinou ontem protocolo para um convênio com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O acordo prevê o monitoramento das barreiras técnicas às exportações brasileiras.
De acordo com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a parceria tornará possível impedir a importação predatória e proteger a indústria nacional.
O convênio será tocado em duas frentes. A primeira diz respeito à analise dos requisitos técnicos cobrados pelas leis brasileiras das empresas locais. A outra, a encontrar soluções, técnicas e legais, para acabar com barreiras impostas por outros países.
Segundo o presidente do Inmetro, João Herz da Jornada, a iniciativa faz parte de uma série para revitalizar a autarquia que comanda. A pretensão é atuar como consultor também de outras federações industriais, além de municípios e empresas privadas. Em alguns casos, o Inmetro poderá até engordar seu orçamento cobrando pela assessoria.
"Vamos fazer do limão uma limonada, ao dar substância técnica ao programa de política industrial do governo", disse Jornada. "A partir de agora, o diferencial competitivo virá por meio da ciência e da tecnologia."
A primeira leva de associações técnicas refere-se à iluminação pública. Municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre querem que o Inmetro faça a medição das lâmpadas. O objetivo é gastar menos com energia.
O Inmetro estuda como fechar convênios semelhantes com outros municípios, de menor porte. Um dos pontos que precisam ser resolvidos é o contato com as prefeituras. Ele poderá ser feito diretamente ou por intermédio do Ministério das Cidades.
Outro projeto em andamento é o de certificação da cachaça nacional. Laboratórios serão qualificados para garantir a pureza -e a "brasilidade"- da aguardente.


Texto Anterior: Supermercados: Vendas do Pão de Açúcar crescem 20%
Próximo Texto: Operação Big Brother: PF prende 6 por suspeita de fraude em títulos de estatais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.