São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petros tem prazo para decidir como vai cobrir rombo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SPC (Secretaria de Previdência Complementar) estabeleceu um prazo para que a Petrobras e os participantes do fundo de pensão da estatal -a Petros- cheguem a um acordo sobre como será coberto o rombo de R$ 8 bilhões verificado na entidade. Uma proposta deverá ser apresentada à secretaria até o dia 31 de março.
"Esse é o prazo para que seja apresentada uma proposta com começo, meio e fim. Com todo o desenho aprovado pelas instâncias competentes da empresa e do fundo", afirmou o secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis.
Ontem, o presidente da Petros, Wagner Pinheiro, disse que, se os participantes aceitarem migrar para planos de contribuição definida, a estatal poderá arcar com o déficit integralmente.
Atualmente, os participantes fazem parte de planos de benefício definido. Nesse modelo, o valor do benefício é definido quando o trabalhador adere ao fundo de pensão. No plano de contribuição definida, o participante não sabe quanto receberá na aposentadoria.
Caso não haja migração, a Petrobras e os participantes do fundo de pensão serão obrigados a dividir o custo de cobertura do rombo de forma igual. Isso significa que os participantes precisarão contribuir com valores maiores para a entidade ou deverão esperar mais tempo para se aposentar.
Em qualquer uma das situações -cobertura integral pela Petrobras ou divisão do déficit entre patrocinadora e participantes-, o desembolso será feito ao longo de vários anos.
O rombo da Petros foi calculado depois que o fundo fez um ajuste nas premissas usadas para projetar os gastos com benefícios nos próximos anos.
A Funcef e a Previ (fundo de pensão da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, respectivamente) também estão ajustando suas premissas e precisarão provisionar recursos para cobrir buracos.
(JULIANNA SOFIA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mercado financeiro: BC eleva poder de fogo para dar força ao dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.