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AVIAÇÃO
Empresas apresentam ao Cade plano para encerrar o compartilhamento
Parceria Varig-TAM acaba em 90 dias
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE
Varig e TAM apresentaram ontem no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)
uma proposta para o fim do compartilhamento de vôos ainda no
primeiro semestre. Segundo o
proposto, o compartilhamento
acaba em 90 dias, a partir da aprovação do órgão. O Cade julga a
questão na próxima quarta-feira.
Quando o Cade determinou o
término do acordo, no final do
mês passado, as empresas falaram
em um prazo de cinco meses para
o término, mas resolveram atender ao pedido do órgão para que o
fim do compartilhamento ocorresse no menor tempo possível.
"A idéia é que a nova malha fique pronta antes da alta estação",
declarou o vice-presidente operacional da Varig, Alberto Fajerman. De acordo com ele, as duas
companhias ainda estão estudando se vale a pena operacionalizar
o fim do acordo em três etapas ou
se isso será feito de uma vez só.
Segundo analistas, a Varig teria
que colocar mais aviões nas rotas
domésticas para dar conta do fim
do "code share" sem perder participação de mercado para as concorrentes. A questão é como ela,
em situação financeira difícil,
conseguiria fazer isso, mesmo
porque seus custos aumentariam.
Em março de 2003, mês em que
o acordo operacional teve início, a
fusão entre a Varig e a TAM era a
saída que o governo apontava para solucionar a crise na primeira.
Hoje, a fusão está descartada, e,
dessa forma, o Cade decidiu que o
mecanismo não se justifica mais.
A fusão deixou de ser uma alternativa, segundo as empresas, por
causa da posição do próprio governo. Segundo o documento
apresentado ao Cade, a desistência se deve à "recente mudança na
abordagem da questão do setor
aéreo pelo governo brasileiro, em
especial, pelo Ministério da Defesa, com a decisão de buscar um
equacionamento da situação financeira da Varig isoladamente".
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