São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

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AVIAÇÃO

Empresas apresentam ao Cade plano para encerrar o compartilhamento

Parceria Varig-TAM acaba em 90 dias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

Varig e TAM apresentaram ontem no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) uma proposta para o fim do compartilhamento de vôos ainda no primeiro semestre. Segundo o proposto, o compartilhamento acaba em 90 dias, a partir da aprovação do órgão. O Cade julga a questão na próxima quarta-feira.
Quando o Cade determinou o término do acordo, no final do mês passado, as empresas falaram em um prazo de cinco meses para o término, mas resolveram atender ao pedido do órgão para que o fim do compartilhamento ocorresse no menor tempo possível.
"A idéia é que a nova malha fique pronta antes da alta estação", declarou o vice-presidente operacional da Varig, Alberto Fajerman. De acordo com ele, as duas companhias ainda estão estudando se vale a pena operacionalizar o fim do acordo em três etapas ou se isso será feito de uma vez só.
Segundo analistas, a Varig teria que colocar mais aviões nas rotas domésticas para dar conta do fim do "code share" sem perder participação de mercado para as concorrentes. A questão é como ela, em situação financeira difícil, conseguiria fazer isso, mesmo porque seus custos aumentariam.
Em março de 2003, mês em que o acordo operacional teve início, a fusão entre a Varig e a TAM era a saída que o governo apontava para solucionar a crise na primeira. Hoje, a fusão está descartada, e, dessa forma, o Cade decidiu que o mecanismo não se justifica mais.
A fusão deixou de ser uma alternativa, segundo as empresas, por causa da posição do próprio governo. Segundo o documento apresentado ao Cade, a desistência se deve à "recente mudança na abordagem da questão do setor aéreo pelo governo brasileiro, em especial, pelo Ministério da Defesa, com a decisão de buscar um equacionamento da situação financeira da Varig isoladamente".


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