São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Consumo em alta impulsiona economia do Japão em 2006

DA REDAÇÃO

A economia do Japão cresceu 4,8% na taxa anualizada no último trimestre do ano passado, a expansão mais acelerada desde os primeiros três meses de 2004 e em ritmo mais intenso do que o previsto por analistas. Em relação ao trimestre anterior, o PIB se elevou em 1,2%.
Em todo 2006, a economia japonesa cresceu 2,2%, melhor que o 1,9% do ano anterior, mas abaixo da expansão de 2004: 2,7%. O PIB americano cresceu 3,4% em 2006, e o da zona do euro, 2,7%.
A taxa anualizada significa que, se o crescimento no trimestre se repetir nos nove meses seguintes, será essa a expansão ao fim de 12 meses.
Os dados mostram que o principal fator para o bom resultado nos últimos três meses de 2006 foi o gasto do consumidor, que se expandiu em 1,1% na comparação com o trimestre anterior.
Isso aumentou os rumores de que o Banco do Japão, o BC local, elevará na reunião da semana que vem a taxa básica de juros do país, hoje em 0,25% ao ano. O banco atribuiu ao fraco consumo e à inflação baixa o fato de o banco não ter elevado nas duas últimas reuniões a taxa de juros do país.


Texto Anterior: Arrecadação tributária tem novo recorde
Próximo Texto: América Latina: PIB da Argentina desacelera para 8,5%, aponta prévia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.