São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Greenspan, preço das casas é problema maior

DA REDAÇÃO

O ex-presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano) Alan Greenspan afirmou que a crise no setor de crédito imobiliário nos EUA ainda não afetou o restante da economia. Para ele, isso só acontecerá caso os preços das casas tenham uma queda substancial.
"Eu considero que seja importante reconhecer com o que estamos lidando: é mais um problema de preços das casas do que de crédito imobiliário", disse Greenspan ontem, que afirmou que os problemas no setor de crédito eram evidentes, mas que não são uma "preocupação menor".
Segundo o ex-comandante do BC dos EUA, "os avanços consideráveis nos ganhos de capital com casas" responderam por parte significativa do crescimento do consumo nos últimos anos.
Greenspan disse que, se o declínio nos preços das casas persistir, ele poderá "se espalhar" pelo restante da economia. "Isso ainda pode acontecer agora, mas está difícil encontrar algum indício."
Questionado sobre os rumos da inflação, ele respondeu: "Desde que eu deixei o Fed, a pergunta que eu não respondo é essa". Ontem, foi anunciado que o PPI (índice de preços aos produtores) de fevereiro ficou em 1,3%. Hoje deve sair o CPI (índice de inflação ao consumidor americano), considerado mais importante na hora de o Fed avaliar os rumos da inflação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Petróleo: Após reunião da Opep, barril fica abaixo de US$ 58
Próximo Texto: Imposto de Renda - Serviço Folha-IOB: Número do NIT está no carnê do doméstico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.