São Paulo, sexta-feira, 16 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

TURISMO

Aviação fatura 42% a mais em 2006, e emprego sobe 35%

FELIPE SELIGMAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar dos problemas da aviação civil no ano passado, o faturamento das principais empresas do setor subiu 42,4% em relação a 2005, segundo pesquisa do Ministério do Turismo com a FGV que não incluiu a Varig.
O secretário-executivo do ministério, Márcio Favilla, disse que a Varig não foi incluída porque "foi ultrapassada por outras [companhias] no ano passado".
A pesquisa mostra ainda que as empresas aéreas consultadas tiveram, no ano passado, um aumento de postos de trabalho de 34,9%
A crise da Varig contribuiu para que o número de desembarques internacionais no Brasil caísse 6,7%, para 6,3 milhões. Já os desembarques domésticos aumentaram 7,4%, de 43,1 milhões para 46,3 milhões.
Mas o menor número de desembarques internacionais -que contabiliza a entrada de estrangeiros e a de brasileiros que voltam do exterior- não afetou o ingresso de divisas no país em 2006. Segundo o Banco Central, o turismo trouxe ao Brasil, em 2006, U$ 4,314 bilhões, U$ 353 milhões a mais do que no ano anterior.
Para ele, isso mostra que o número de turistas europeus aumentou. "Eles gastam em média 80% a mais do que os turistas sul-americanos."
Realizada com as 80 maiores empresas do setor, que representam 30% do faturamento do mercado, a pesquisa mostrou que elas tiveram receita de R$ 29,6 bilhões em 2006, alta de 29,3%.


Texto Anterior: Fábricas de celulares agora miram reposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.