São Paulo, terça-feira, 16 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Só um banco reconhece que há problemas

SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL

A reação dos três bancos que lideram o ranking de reclamações de clientes, divulgado ontem pelo BC (Banco Central), variou do comentário burocrático, no caso do Santander e do ABN-Amro, ao "mea-culpa", do HSBC.
O Grupo Santander/Banespa, líder do ranking, "reconhece como legítima e válida toda e qualquer manifestação de seus clientes, motivo para reduzir, cada vez mais, o número de reclamações e aprimorar a excelência da qualidade no atendimento", segundo nota oficial.
O HSBC, segundo no índice de queixas dos clientes, foi o único a "reconhecer a existência de alguns problemas no atendimento ao público" e diz que "está trabalhando arduamente para melhorar seus sistemas e processos operacionais", informa nota do HSBC.
Internamente, porém, a conversa é bem mais dura: o próprio presidente do banco, Michael Geoghegan, anda preocupado com as reclamações que chegam via SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Procon e BC e, segundo seus assessores, determinou que todas as queixas sejam encaminhadas à sua mesa.
Geoghegan considera "injustificável" o atual volume de reclamações. Sua meta é chegar perto do desempenho da matriz onde, em março, só foi registrada uma queixa de cliente. Uma senhora encaminhou ao HSBC Bank UK uma carta reclamando que não conseguia enxergar as minúsculas letras do contrato do cartão de crédito. Detalhe: a queixa foi feita em forma de poesia. O banco desculpou-se, também em versos, e enviou-lhe uma caixa de vinho.
O terceiro banco no ranking das reclamações, o ABN-Amro, disse em nota oficial que "dada a diversidade de necessidades e o número de clientes atendidos, ainda registram-se ocorrências [reclamações], as quais são atendidas e solucionadas dentro dos critérios e medidas mais adequadas, de conformidade com as instruções normativas, bem como com a filosofia de atuação do banco, baseada em respeito e atenção a todos".



Texto Anterior: Bancos: Santander lidera queixas no ranking do BC
Próximo Texto: Falsificação: Receita Federal destrói toneladas de produtos piratas e tenta o "Guinness"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.