UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BANCOS

Bradesco e ABN Amro são principais concorrentes

Venda do Sudameris poderá ser anunciada ainda nesta semana

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda do banco Sudameris deverá ser anunciada em breve, segundo expectativa do mercado. Ontem, os acionistas do grupo italiano Intesa, proprietários do Sudameris, estavam reunidos em assembléia para discutir o balanço financeiro de 2002. O futuro do negócio no Brasil também estaria em pauta.
A Folha apurou que os concorrentes à compra do Sudameris são Bradesco, ABN Amro Real e Unibanco. Os dois últimos, inclusive, já avaliaram a situação financeira do Sudameris. Uma equipe do Bradesco teria começado essa mesma análise recentemente.
Para analistas do setor bancário, ABN Amro e Bradesco estariam mais próximos de fechar negócio com o grupo italiano. A proposta do ABN Amro estaria sendo considerada a mais atrativa pelo Intesa, segundo a Folha apurou.
Para João Augusto Frota Salles, analista de bancos da Lopes Filho, "o ABN é o único banco estrangeiro propenso a aumentar seus ativos no país". Segundo ele, o ABN manteve uma estratégia oposta à dos bancos internacionais no ano passado, expandindo suas operações de crédito no país no quarto trimestre.

Pedra cantada
A venda do Sudameris é o negócio mais cantado no mercado financeiro nos últimos dois anos. Os acionistas italianos chegaram a bater o martelo e anunciar negócio com o Itaú no apagar das luzes de 2001.
O banco brasileiro, no entanto, desistiu da transação quase um ano depois -antes do prazo final para que a compra fosse consumada-depois de concluir que o preço de US$ 925 milhões havia ficado muito alto com a forte desvalorização do real em 2002.


Texto Anterior: Alimentos impedem queda maior do IGP-M na segunda prévia de abril
Próximo Texto: Mercado financeiro: Volta de investidor de fora faz Bolsa subir
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.