São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxa cai, mas ainda está alta, diz empresário

DA REPORTAGEM LOCAL

A taxa média anual de juros cobrada das empresas caiu de 38,6% em junho do ano passado para 29,9% em abril deste ano, segundo o Banco Central. Mas, na avaliação dos empresários, a queda ainda não foi suficiente para estimular investimentos.
"O custo do financiamento hoje é menor do que há um ano, mas ainda é muito elevado. A taxa atual não anima o empresário a investir", afirma Julio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
O empresário que pega um financiamento hoje para pagar nos próximos 12 meses arcará com juros de 22,7%, se considerar uma inflação ao redor de 5,7% para 12 meses. "Para voltar a investir, a taxa de juros real deveria ser menor do que 10% ao ano", diz Almeida.
Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq (brinquedos), diz que os empresários do setor pagam hoje juros da ordem de 34,5% ao ano. "Como as empresas são de pequeno porte, os banqueiros não cedem." (FF)


Texto Anterior: Para CNI, "spread" deve ser o foco de discussão
Próximo Texto: Opinião econômica: Brasil x América Latina x China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.