São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhões eram clonados, diz polícia

JOSÉ MESSIAS XAVIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A PF prendeu no Rio de Janeiro nove pessoas, inclusive um fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado. A operação começou às 4h30. Os investigadores recolheram computadores, documentos e placas de caminhões na fábrica da Schincariol, em Cachoeiras de Macacu (a 98 km do Rio) e nas sedes das distribuidoras no Estado.
O procurador José Maurício Gonçalves vai denunciar os presos sob acusação de formação de quadrilha (cuja pena é de um a três anos de prisão) e corrupção ativa (de um a oito anos de prisão). Todos tiveram decretada prisão temporária de cinco dias (renováveis por mais cinco).
Em frente à fábrica da Schincariol em Cachoeiras de Macacu, os investigadores encontraram no bar Mazaropi placas de veículos que eram utilizadas para substituir as verdadeiras nos caminhões de distribuição. O objetivo da clonagem das placas era iludir a fiscalização nas divisas estaduais.
As empresas assinalavam nas notas o Espírito Santo como destino das cargas de cervejas e refrigerantes. Naquele Estado, a alíquota de ICMS é de 7%, enquanto em outras unidades da Federação esse imposto chega a 12%.
A participação do fiscal Paulo Fadiga de Souza, da Secretaria Estadual de Fazenda em Petrópolis, seria, segundo os investigadores, carimbar as notas fiscais dos veículos das empresas envolvidas na fraude, permitindo que eles entrassem em outros Estados.


Texto Anterior: PF prende donos da Schincariol e mais 60
Próximo Texto: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Conseqüências econômicas da crise política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.