São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especulação balançou índices de Wall Street

DA REDAÇÃO

"Foi uma das viradas mais incríveis que já vi", disse Michael O'Hare, diretor do Lehman Brothers, depois que o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York saiu de uma queda de 5% para fechar em baixa de apenas 0,52%.
Analistas atribuíram a virada à ação de fundos de investimento especulativos. Tais fundos venderam ações a descoberto (sem possuir os papéis), apostando na baixa do mercado, e depois as recompraram no final do pregão para honrar seus compromissos, embolsando o lucro. Mas analistas acreditam que isso apenas maquiou o resultado das Bolsas num dia de pânico em Wall Street.
Um dos principais fatores de tensão no mercado foi mais um sinal de queda do dólar. A queda do dólar torna os ativos americanos menos atrativos para o investidor estrangeiro, que vê seus investimentos perderem valor com a baixa da moeda dos EUA.



Texto Anterior: Análise: O déficit externo dos EUA
Próximo Texto: Bush vê "ressaca'; Senado aprova mudança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.