São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

BOI AQUECIDO
Pela primeira vez um produto agrícola teve negociações superiores a 10 mil contratos em um dia na Bolsa de Mercadorias & Futuros. Ontem, 10,49 mil contratos de boi gordo trocaram de mãos no mercado futuro da Bolsa. As negociações totais do mês já acumulam 71,8 mil contratos de boi gordo, 46,4% superiores às de agosto de 2006.

PREÇOS DO ÁLCOOL
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados volta a discutir, hoje, a dispersão de preços do álcool entre usinas e postos. Foram convocados representantes dos setores de produção e distribuição. Segundo o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), "ainda não temos uma explicação plausível", referindo-se ao não-repasse das recentes quedas de preço da produção para a distribuição.

AÇÚCAR EM QUEDA
A produção mundial de açúcar pode aumentar 3% na safra 2007/8 e criar excedente de 11 milhões de toneladas, informou ontem a corretora Czarnikow Sugar Ltd. à Bloomberg. Os estoques indianos podem aumentar em 10 milhões de toneladas e alcançar o recorde de 25 milhões, prevê a corretora.

A VEZ DOS PRODUTORES
Após reunião com a indústria na semana passada, ontem foi a vez de o secretário João Sampaio discutir com os citricultores a formação de preços no setor. Mesmo concordando com a necessidade dessa padronização, há divergências entre os produtores sobre a forma de condução dessa formulação de preços. O próximo passo é reunir indústria e produtores.

ENCONTRO DO CAJU
Trabalhadores da cadeia produtiva do caju da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte se reúnem hoje e amanhã, em Salvador (BA), para trocar experiências e discutir capacitação profissional. O evento vai reunir 120 participantes do projeto de minifábricas de castanha de caju, implantado pela Fundação BB, Embrapa e Conab.

MAIS BARATO
O preço do feijão voltou a cair nas lavouras. O recuo no valor pago ao produtor se deve à boa quantidade de produto nas principais praças de comercialização. A queda nas vendas também ajudou na redução dos preços, dizem analistas do setor. O carioquinha chegou a ser negociado a R$ 85 por saca de 60 kg no interior paulista.

VACINAS
Após obter a aprovação do Ministério da Agricultura, o Biovet, laboratório com capital 100% nacional, inicia a construção de uma unidade industrial em Vargem Grande Paulista (SP) para a produção de vacinas contra a aftosa. Em um mercado onde a oferta está próxima de 500 milhões de doses por ano, a empresa não informou quanto vai produzir.


Texto Anterior: Balanço: Agronegócio cresce 1,67% até maio, diz CNA
Próximo Texto: CVM quer norma de conduta para jornalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.