UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECEITA ORTODOXA

Analistas defendem cautela na redução dos juros para evitar "bolha" do PIB
Alvo de críticas da esquerda, a política do ministro Antonio Palocci Filho recebeu ontem o respaldo de economistas que se auto-intitulam conservadores. Eles defendem cautela na queda dos juros para evitar que o PIB cresça acima de 3% ou 3,5%.
"O PIB não pode se expandir mais do que isso sem criar uma bolha de crescimento", afirmou Juarez Rizzieri, um dos autores de uma "agenda de desenvolvimento" divulgada ontem pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo. O risco é a "bolha" estourar em pouco tempo em razão da chamada vulnerabilidade externa do país.
Eles dizem que um crescimento superior a 3%, 3,5% ao ano reduzirá o superávit comercial. A maior dependência ao capital externo para se financiar poderia pôr o país em situação difícil em caso de turbulências internacionais. O resultado seria alta do dólar e da inflação e a subida dos juros, o que abortaria o crescimento. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Balança comercial: Importações têm alta maior que média anual pela 2ª semana consecutiva
Próximo Texto: Luís Nassif: A lógica do "default"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.