São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MOEDAS


Euro se valoriza ante o dólar e fecha em sua maior cotação desde a intervenção



A incerteza sobre o rumo da economia dos EUA fez o euro subir para mais de US$ 0,90 em Londres. No fim do dia, a moeda única da União Européia terminou cotada a US$ 0,897.
Foi o maior valor ante o dólar desde 22 de setembro, quando os principais bancos centrais mundiais realizaram uma intervenção conjunta para valorizar a moeda.
A esperança de que a longa desvalorização sofrida pela moeda está chegando ao fim também fez com que euro subisse para 100,9 ienes.
As últimas evidências de desaceleração da economia dos EUA tonaram os ativos em dólar menos atraentes para os investidores.
Ontem os EUA divulgaram queda em sua produção industrial, rompendo a expectativa de alta no indicador.

Termômetro
O sinal de desaquecimento da economia dos EUA tem sido um termômetro para a cotação do euro. Todas as vezes em que os EUA anunciaram crescimento do PIB acima da expectativa a moeda se desvalorizou.
O Banco Central Europeu, que manteve as taxas de juros inalteradas em 4,75% na última semana, estima que a economia da região crescerá e dará suporte à valorização da moeda. (DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: CUT entra com ação contra restrição a saques
Próximo Texto: Argentina: País vai trocar títulos para aliviar dívida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.