São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carreira começou em 1927, como repórter

DA REDAÇÃO

Dez vezes deputado federal e proprietário do jornal econômico-financeiro "Gazeta Mercantil", Herbert Victor Levy, nascido em São Paulo no dia 2 de novembro de 1911, participou ativamente da vida política do país.
Ele se juntou ao Partido Democrático em 1927 e, no mesmo ano, começou sua carreira como jornalista, atuando como repórter do "São Paulo Jornal", aos 18 anos.
Nos anos 30, Levy apoiou o movimento revolucionário pelo Partido da Aliança Liberal -que derrubou o presidente Washington Luís e colocou Getúlio Vargas na chefia do governo provisório.
Em 1932, esteve na Revolução Constitucionalista, em Campinas, com a patente de capitão da coluna Romão Gomes.
Cinco anos depois, logo após o golpe do Estado Novo, Levy fez um discurso lembrado até hoje pelos amigos que estavam em seu velório, em São Paulo. Com falas pró-democracia, ele discursou na Escola Livre de Sociologia e Política, como orador da turma de formandos. Acabou sendo preso pela polícia.
Anos depois, participou da fundação da UDN (União Democrática Nacional) e, em abril de 1947, Levy assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, de onde só sairia em 1987, depois de ser eleito e de exercer dez mandatos.
Em sua história, ele apoiou a candidatura de Jânio Quadros em 1959 e foi contra a indicação de Paulo Maluf para o governo de São Paulo pela Arena. Chegou a classificar-se como "um líder perigoso dos que não se submetem aos princípios que devem orientar qualquer homem público".
Nos anos 80, defendeu o parlamentarismo e dizia que o regime seria um "verdadeiro governo de salvação nacional para mudar os rumos da atual política".
Só em 1987 deixou a Câmara, ao término de sua legislatura. Desde então, passou a dedicar-se ao cargo de presidente do conselho da "Gazeta Mercantil". Com a saúde debilitada, ele deixou a empresa -que poderá ser vendida para um novo grupo devido a dificuldades financeiras- sob o comando dos filhos, que agora administrarão o jornal.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar cai com expectativa de captações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.