UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor será beneficiado, diz Anatel

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A compra da TCO pela Brasilcel agradou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). "Eu acho que é benéfico porque nós temos que ter grandes grupos operando e o consumidor só tem a ganhar com isso", disse Luiz Guilherme Schymura, presidente da agência.
Na avaliação do presidente da Anatel, quem trabalhar com preços maiores acabará tendo menos clientes e se afastando do mercado. "A competição aí será supersalutar para o mercado, porque o consumidor terá opções de tecnologia e disputa de preço", disse.
De acordo com Schymura, a compra da TCO faz parte de um processo já previsto pela Anatel. "[A compra" está na linha da consolidação do setor que nós já prevíamos e que já começa a ocorrer", disse.
Mesmo tendo avaliado como positiva a mudança, o presidente da Anatel disse que será o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) quem irá analisar a questão, depois de receber parecer da agência reguladora.
O Cade informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentará a compra da TCO pela Brasilcel porque ainda não foi comunicado oficialmente da operação. Quando for comunicado pelas empresas, o Cade ainda aguardará pareceres da SDE (Secretaria de Direito Econômico, órgão do Ministério da Justiça), da Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico, órgão do Ministério da Fazenda) e da Anatel para analisar a questão.

Mudança
De acordo com Schymura, a TCO terá que mudar de sistema para que a compra pela Brasilcel possa acontecer. Hoje, a TCO opera dentro de um sistema chamado SMC (Serviço Móvel Celular), válido para as bandas A e B de telefonia móvel.
Para ser comprada pela Brasilcel, a TCO terá que mudar para o sistema SMP (Serviço Móvel Pessoal), que foi definido para as operadoras de telefonia celular que funcionam nas bandas D e E.


Texto Anterior: Setor atravessa onda mundial de aquisições
Próximo Texto: Opinião econômica: Tudo errado na infra-estrutura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.