São Paulo, sábado, 17 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUPERMERCADO
Redes esperam vendas menores
Preços têm queda de 1% na 1ª quinzena

MAURO ZAFALON
da Redação

Os preços nos supermercados começam a fazer o caminho de volta. Após a pressão de dezembro, já recuaram 1,1% na primeira quinzena de janeiro. Parte do aumento de dezembro tinha ocorrido devido ao fim das promoções de produtos como arroz, sabão etc., que agora estão de volta.
Nos hipermercados, a tendência é a mesma. A queda acumulada nas duas primeiras semanas é de 2,3%. Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem produtos em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. Nesta semana, foram feitas 6.659 tomadas de preços.
Apesar da redução dos preços, as redes esperam vendas menores no primeiro trimestre, a exemplo do que ocorreu em 1997, quando a queda real no faturamento foi de 0,68%, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Apesar da tendência de queda no faturamento, algumas redes conseguiram um bom ano em 97. Esse crescimento ocorreu principalmente no interior e ficou atrelado às condições econômicas predominantes das regiões onde as lojas estão localizadas.
O Datafolha mostrou que as maiores quedas de preços ocorreram nos setores de carnes, derivados de leite e produtos de higiene.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.