São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

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AVIAÇÃO

Aeronave pode voar de Londres a Sydney sem escala e é aposta para concorrer com superjumbo lançado pela Airbus em janeiro

Boeing anuncia avião com autonomia recorde

Ken DeJarlais/Reuters
Lançamento do Boeing 777-200LR na cidade de Everett, nos Estados Unidos; avião pode voar de Londres a Sydney sem escalas


DA REUTERS

A Boeing Co. anunciou uma versão de longo alcance de seu novo jato comercial 777, que, segundo a companhia, pode voar de Londres a Sydney, o que faz dele o avião comercial de maior alcance do mundo.
Com o lançamento do 777-200LR (long range, longo alcance) "Worldliner", a Boeing espera atrair companhias que desejam transportar passageiros diretamente entre pontos que antes exigiam escalas. O novo 777 para 301 passageiros deverá fazer seu vôo inaugural em março, e o primeiro aparelho será entregue à companhia Pakistan International em janeiro de 2006.
A aeronave de dois motores, quando equipada com três tanques de combustível opcionais, será capaz de voar 9.420 milhas náuticas (17.446 quilômetros), o suficiente para ligar praticamente quaisquer duas cidades do mundo, disse Lars Andersen, vice-presidente da empresa encarregado do 777. "Este é o avião de maior alcance do mundo", disse Andersen anteontem a uma multidão de clientes, fornecedores, funcionários e repórteres na fábrica da Boeing em Everett, ao norte de Seattle, onde também são construídos os aviões Jumbo 747 e 767.
Mesmo com uma carga total de passageiros na típica configuração de três classes, o 777-200LR poderá conectar cidades tão distantes quanto Los Angeles e Johannesburgo, Londres e Sydney e Nova York e Jacarta, disse a empresa.
Mas, embora possa voar tão longe, o avião terá de parar uma vez na volta desses trajetos para reabastecer, pois estaria voando contra correntes aéreas de grande altitude.

Custos
O 777-200LR vai competir diretamente com os Airbus A340-600 e A340-500, mas terá custos de assento-milha 15% a 18% menores, disse a Boeing.
A empresa também está baseando seu avião de carga 777 Freighter, que pode carregar 101 toneladas, no 777-200LR.
Os aviões são equipados com dois motores GE90-115B da General Electric, que, segundo a companhia, são os motores a jato comerciais mais potentes do mundo, com 115 mil libras de empuxo.
A Boeing está apostando que as companhias aéreas vão comprar mais jatos de tamanho médio da mesma classe que o 777 e seu modelo mais novo, o 787, para transportar passageiros entre diversas cidades, em vez de reuni-los em grande pólos nos aeroportos e transportá-los em aviões maiores.
O 787, antes chamado de 7E7, também se destina ao transporte de passageiros ponto a ponto por um custo operacional muito menor e deverá começar a voar em 2008, segundo a Boeing.

Aposta da Airbus
O consórcio europeu Airbus, principal rival da Boeing, que no ano passado superou a companhia aeroespacial americana como a maior fabricante de jatos comerciais do mundo, está apostando que o transporte de passageiros evoluirá para o uso de grandes aeronaves como o seu avião superjumbo A380, que tem a capacidade recorde de transportar 555 pessoas. A empresa fez grande festa para lançar o superjumbo no mês passado, na França, dizendo que ele tornaria os modelos Boeing 747 obsoletos.
O A380 tem deque duplo e custa US$ 260 milhões. A Airbus diz que já vendeu cerca de 150 aviões do novo modelo, que deve ter seu vôo de teste em abril e começar a voar em 2006.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

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