São Paulo, sábado, 17 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Para controlar expansão, China eleva compulsório

DA BLOOMBERG

A China elevou, pela quinta vez em oito meses, a quantidade de recursos que os bancos têm que recolher ao BC do país a título de depósito compulsório. O objetivo é desaquecer a inflação e os investimentos na economia, que tem um dos maiores ritmos de alta no mundo.
Os bancos terão de recolher 10% dos depósitos a partir do próximo dia 25, disse o Banco Popular da China, o BC do país, em comunicado antes do início do feriado de uma semana em comemoração ao Ano-Novo Lunar. Hoje o percentual é de 9,5%.
O presidente do BC chinês, Zhou Xiaochuan, está preocupado com a possibilidade de o superávit comercial recorde do país estimular excesso de investimentos, o que aumenta o risco de acelerar a inflação e de "bolha" de ativos. Zhou já lançou mão de aumentos nos juros, vendas de títulos soberanos e exigências de depósito compulsório para controlar a base monetária.


Texto Anterior: Zona do euro: UE prevê menos inflação e maior crescimento
Próximo Texto: Após recorde, Bolsa encerra semana em alta de 3,53%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.