São Paulo, sábado, 17 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVEM DAS COMMODITIES

Brasil-China
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o vice-primeiro-ministro chinês, Rhuy Liangyu, se reúnem na segunda-feira para assinar um memorando de entendimentos para fortalecimento da cooperação bilateral na área agrícola. Essa parceria é importante porque a China está assumindo um posto de liderança nas importações brasileiras, principalmente nas de soja.

Áreas de atuação
Brasil e China deverão criar um comitê para implementar as relações bilaterais no setor de agrícola. As principais áreas de interesse são legislação de comércio agrícola, biotecnologia, pesquisa científica, promoção comercial e temas sanitários e fitossanitários.

Forte quebra
Os dados mais recentes da Emater/RS indicam um verdadeiro desastre na safra gaúcha de soja. A produção fica em apenas 5,4 milhões de toneladas neste ano, 44% abaixo da registrada em 2003. A produtividade do Estado recua para 1.383 quilos por hectare, 48% a menos do que na safra anterior.

Novos números
Com 90% da colheita já realizada, os novos números de produção do líder Mato Grosso também mostram nova desaceleração. Estimativas feitas ontem no Agrishow de Rondonópolis indicavam que a safra do Estado poderá não atingir 14 milhões de toneladas. As previsões iniciais eram de 15,5 milhões.

Também em queda
A safra de milho também recua no Rio Grande do Sul. A produtividade cai para 2.947 quilos por hectare, derrubando a safra para 3,97 milhões de toneladas, diz a Emater. A queda é de 23% na produtividade e de 27% na produção.

Corrida à fonte
A previsão de uma grande safra de arroz no Rio Grande do Sul neste ano fez as indústrias adiarem as compras, à espera de preços menores. As redes de supermercados também adiaram as compras, esperando pagar menos pelo produto. Findos os estoques, todos foram ao Sul para a reposição, puxando os preços em plena safra.

Sem o importado
Neste ano, as empresas não puderam adotar a mesma estratégia do ano passado, quando foram buscar arroz na Ásia e nos Estados Unidos. Os preços lá fora estão aquecidos e até os do Uruguai vão se tornar mais elevados com a cobrança da Cofins nas fronteiras a partir de maio.

Safra boa
Dados da Emater/RS mostram que 80% do arroz gaúcho já foi colhido e a produtividade fica próxima de 6.000 quilos por hectare, bem acima da de 2003. Com isso, a safra deverá atingir 6 milhões de toneladas neste ano, diz a Emater.

Pressão no café
Rumores de que a safra brasileira poderia ficar acima das estimativas iniciais derrubaram as cotações do café no mercado futuro de Nova York, segundo análise dos técnicos do Escritório Carvalhaes, de Santos. Os estoques na cooperativas brasileiras estão 45% inferiores aos do ano passado.

Recuperação
Após a forte queda dos preços na quinta-feira, o mercado externo de commodities mostrou reação ontem em Chicago. O primeiro contrato de soja subiu 0,5%; o de milho, 2,3%; e o de trigo, 1,5%.

E-mail:
mzafalon@ folhasp.com.br



Texto Anterior: Águia em suspense: Produção industrial frustra e cai nos EUA
Próximo Texto: Análise: Juros baixos alimentam o vício da especulação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.