|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Venda de supermercado deve cair 13%
CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL
O faturamento dos supermercados do Estado de São Paulo deve
registrar, em abril, queda de 13%
em relação a março. A estimativa
é da Apas (Associação Paulista de
Supermercados).
Segundo o presidente da Apas,
Omar Assaf, um dos fatores que
contribuíram para essa retração
foi o recuo de 1,08% nos preços do
grupo alimentos e bebidas registrado em abril.
Para este ano, a previsão é de
crescimento de 2,5% a 3% nas
vendas. Em 2001, o setor cresceu
apenas cerca de 1%.
Comparando-se janeiro a março de 2002 com o mesmo período
do ano passado, nota-se que houve crescimento de 0,23%. Porém
nesse valor está incluído o volume
de vendas da Páscoa.
Para especialistas, este mês será
decisivo para o desempenho positivo em 2002. A Apas torce para
que este mês seja melhor que
maio de 2001, quando as vendas
dos supermercados paulistas caíram 10,5%.
Dados da Associação Comercial
de São Paulo revelam desaquecimento no setor de varejo. Só na
primeira quinzena deste mês as
vendas a prazo caíram 4,9%.
Pesquisa
De acordo com Assaf, uma das
estratégias para melhorar o desempenho dos supermercados é
ampliar o conhecimento a respeito dos hábitos de consumo. Para
isso, a entidade contratou os serviços da consultoria AC Nielsen.
Os resultados da pesquisa "Tendências do Varejo no Estado de
São Paulo", realizada pela empresa de consultoria, indicam que diminuiu a participação das classes
A e B nas vendas dos supermercados. Tal fato se reflete diretamente
na queda das vendas de produtos
considerados supérfluos, segundo Ari Vanderlei Gonzales, gerente da AC Nielsen.
Dados colhidos nos supermercados do interior de São Paulo
mostram que houve retração de
4,4% no faturamento do segmento de higiene e beleza e de 2,2%
nos produtos de limpeza.
Outra tendência apontada pela
pesquisa diz respeito à expansão
dos mercados de médio e pequeno porte. Nos últimos três anos,
essas lojas tiveram aumento de
15% nas vendas.
Texto Anterior: Comércio: Varejo faz promoções, mas perde lucro Próximo Texto: Compensação: Banco enfrenta problemas com novo SPB Índice
|