São Paulo, Quinta-feira, 17 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Empresa espanhola cria divisão interativa no Brasil e adquire controle de 51% de companhia gaúcha
Telefônica compra provedor de acesso Zaz

CLÁUDIA GURFINKEL
free-lance para a Folha

A Telefônica Interativa adquiriu ontem 51% do provedor de acesso à Internet Zaz. O grupo de comunicação Rede Brasil Sul, que era proprietário do provedor, e acionistas menores dividem os outros 49%. A Telefônica Interativa é uma subsidiária da Telefônica (holding do grupo que inclui a Telefônica de Espanha). O valor da transação não foi divulgado.
O Zaz diz contar com 190 mil assinantes em 95 cidades brasileiras. A meta para o final deste ano era de 250 mil assinantes, mas "essa projeção está sendo reavaliada", diz Marcelo Lacerda, um dos diretores do Zaz. A empresa quer chegar a 500 mil até o início do ano que vem. Até abril de 1999, o Universo Online, líder do mercado, tinha cerca de 350 mil assinantes.
Segundo Lacerda, as principais modificações acontecerão na área de conteúdo. "Ao fazermos essa associação, precisamos gerar resultados que sejam adequados aos investimentos", afirma.
O Zaz já ocupou o primeiro lugar entre os provedores de acesso do país, devido a suas franquias em diversas cidades brasileiras. Em 1998 a liderança passou a ser do Universo Online, empresa dos grupos Folha e Abril, que ampliou sua atuação para 89 cidades.
Com a venda do Zaz, o UOL passa a ser o único provedor com capital totalmente nacional entre os líderes de mercado. A empresa argentina Impsat adquiriu o Mandic, e a norte-americana PSINet comprou provedores como STI (SP), Openlink (RJ) e Horizontes (MG).
"O UOL tem sido cortejado por investidores estrangeiros e nós estamos analisando as propostas", diz Caio Túlio Costa, diretor-geral do provedor. "A associação da Telefônica com o Zaz fará bem para o mercado e para o UOL, já que se trata de uma empresa séria."
O Zaz tem 300 funcionários e faturou no ano passado US$ 42 milhões. A RBS tem faturamento anual de quase US$ 700 milhões.
A Telefônica Interativa também atua na Espanha, EUA, Venezuela, Uruguai, Argentina, Peru e Chile.


Texto Anterior: Tributação: Poupança trimestral volta aos bancos
Próximo Texto: Leilão: Encalhe marca as licitações do petróleo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.