UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Industriais confiam menos na economia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A confiança dos industriais na economia brasileira registrou forte queda nos últimos meses, segundo levantamento feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). As elevadas taxas de juros e a estagnação da economia no primeiro semestre são apontadas como responsáveis pelo menor otimismo dos empresários.
A cada três meses, a CNI calcula o Índice de Confiança do Empresário Industrial. Ele varia de 0 a 100 -o máximo de otimismo por parte dos industriais.
Neste mês, o índice ficou em 51,9, contra os 57,2 que haviam sido registrados em abril. Foram consultadas 1.385 empresas, em 19 Estados. A tendência é que, quanto mais confiantes os empresários, maiores os investimentos feitos nas suas empresas.
Segundo o coordenador da pesquisa, o economista Flávio Castelo Branco, os empresários continuam otimistas em relação ao futuro da economia, mas em menor grau do que se observava no início do ano. "A recuperação da economia vai ser mais lenta do que se esperava. A manutenção dos juros em níveis elevados inibiu o consumo interno", afirmou.


Texto Anterior: Trabalho: Aumenta atraso de salário em SP
Próximo Texto: Opinião econômica: Churchill como exemplo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.