UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundo pode ter inflação baixa

DE NOVA YORK

O planeta segue rumo a um recorde de baixa inflação "generalizada", segundo análise da consultoria Global Insight.
A previsão é que o índice de inflação de 185 países agrupados e ponderados pelo tamanho de sua economia chegue em março próximo, de acordo com dados anualizados, a 1,9%.
A desinflação global é puxada pelos últimos números das maiores economias do globo, como EUA e Japão -o último vivendo contínua deflação.
Mas o número baixo se deve também a mudanças de rumos nas políticas econômicas de diversas partes do mundo.
"Há muitas razões para isso, mas provavelmente a mais importante é que os bancos centrais têm estado muito mais focados em metas de inflação", diz Nariman Behravesh, economista-chefe da Global Insight.
O levantamento histórico da consultoria deixa clara a tendência de queda. Se em 1990 a inflação global foi de 21,6%, cinco anos depois ela já estava reduzida a menos da metade (9,1%). Em 1997, caiu a 4%. Desde então, a queda vem sendo gradual, mas constante. Em 2002, foi estabelecido o recorde histórico: 2,6%.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crise no ar: Cai liminar que impedia fusão Varig/TAM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.