São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria dos EUA produz 0,2% mais

das agências internacionais

A produção industrial nos EUA está começando a dar sinais de recuperação, registrando crescimento de 0,2% em junho em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados ontem pelo Fed (o banco central norte-americano).
Com o resultado de junho, a produção industrial norte-americana teve crescimento de 3,9% no segundo trimestre deste ano, o melhor desempenho desde o último trimestre de 97, quando o índice foi de 6,6%.
O desempenho industrial ficou de acordo com as expectativas dos analistas.
Em maio, o índice também havia registrado avanço de 0,2%.
O setor industrial norte-americano foi um dos mais atingidos pela crise financeira global dos últimos dois anos.
As empresas foram prejudicadas com a redução das exportações e o ingresso maciço de produtos mais baratos provenientes de países emergentes no mercado norte-americano.
O setor eliminou 488 mil postos de trabalho desde março do ano passado.
O desempenho positivo de junho foi resultado do aumento de 2,7% na produção de automóveis e de 2,7% na de computadores.
Por outro lado, registraram queda a produção das indústrias petrolíferas, de couro e de cigarros.
O aumento da produção industrial, que pode gerar pressão inflacionária, não preocupa o país, que registrou em junho seu segundo mês consecutivo sem inflação.
Desde maio, a média dos preços pagos pelos consumidores norte-americanos se mantém inalterado, o que mostra que o país está crescendo sem sinais de pressões inflacionárias.
Com a inflação sob controle, acredita-se que o Fed vá manter as taxas estáveis em suas próprias reuniões para definir a política monetária no país.
Com a divulgação da inflação de junho, o mercado pôde ver com mais clareza o desempenho da inflação dos EUA num período mais longo nesse ano.
Nos primeiros seis meses de 1999, a inflação foi de 1,6%, abaixo dos 2,5% verificados no primeiro semestre do ano passado.


Texto Anterior: Duhalde é ambíguo sobre a paridade
Próximo Texto: Ford anuncia "recall" dos carros Focus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.