São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tema atinge impasse, diz Rodrigues

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) lamentou ontem o fato de o Senado, por falta de quórum, não ter votado o projeto da Lei de Biossegurança, que libera o plantio de soja transgênica e a venda de sementes geneticamente modificadas. Para ele, o tema chegou a um "impasse".
"Uma pena. Agora a gente tem de rediscutir o assunto, porque ele terá de ser votado no Senado somente na primeira semana depois das eleições. E isso evidentemente vai trazer um atraso. Após todo o trâmite na Câmara e a sanção do presidente, vai ser lá pelo dia 15 de outubro, aí será um pouco tarde."
Sobre a possibilidade da edição de uma medida provisória, Rodrigues disse que precisa discutir o tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem à tarde, Rodrigues esteve no Planalto.
Ele admitiu preocupação com os empréstimos aos produtores, ao falar sobre as chances de o projeto avançar no Congresso após o pleito municipal. "Fica muito em cima, mas não é que fique tarde demais. Tempo para plantar dá, mesmo assim. O problema é que os créditos do Banco do Brasil não podem ser liberados enquanto não houver a legislação definida, aí fica tarde."
O ministro disse que o governo fez sua "parte", mas o tema atingiu um "impasse". "O governo enviou o projeto ao Congresso em outubro de 2003, fez a parte dele. E tinha a expectativa de que as coisas se resolvessem placidamente pelo Congresso. Houve um debate, e chegamos agora a esse impasse." (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Agricultura: Governo deve recorrer a MP para liberar transgênicos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.