São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

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GUERRA DAS CERVEJAS

Liminar foi concedida ontem

Schin vai à Justiça e barra novo filme da Brahma com Pagodinho

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A volta de Zeca Pagodinho à TV em um novo comercial da Brahma, marca da empresa AmBev, pode ser postergada. No início da noite de ontem, o grupo Schincariol entrou em cena e obteve uma liminar contra essa ação da empresa concorrente na mídia.
Segundo a Folha apurou, a liminar informa que ainda existiriam "pendências contratuais" entre o cantor e a Schincariol e, portanto, ele não poderia realizar novos trabalhos com outras empresas do setor cervejeiro.
A princípio, a idéia da Brahma era veicular a peça publicitária no horário nobre deste domingo. A Folha apurou, no entanto, que já havia uma possibilidade de adiamento na veiculação do comercial por decisão da própria AmBev. A razão seria operacional -caso os últimos detalhes da nova peça não tivessem sido acertados pela empresa até o dia de hoje.
A Brahma tem como agência de publicidade a Africa, do publicitário Nizan Guanaes.
Pode haver uma mudança nessa situação caso a AmBev consiga cassar a liminar.
No que diz respeito ao tempo de contrato entre a Schincariol e Zeca Pagodinho, por exemplo, o prazo já expirou. A Schincariol fechou um acordo de uso da imagem do cantor até este mês.
No novo filme da Brahma, não há menções à antiga guerra das cervejas, travada no ano passado entre as concorrentes. A linha adotada pela marca não é de novos confrontos. Zeca Pagodinho aparece cantando um samba dentro do contexto dos filmes da Brahma com o bordão "Nãnãnã".
Hoje, a disputa entre as marcas nas gôndolas está muito mais concentrada entre Antarctica (e não Brahma) e a Nova Schin -cada uma com participação de mercado no patamar de 11%.
O cantor e compositor Zeca Pagodinho fechou contrato com a Schincariol, em setembro de 2003, para ser garoto-propaganda da Nova Schin. O valor foi mantido em sigilo, mas é estimado em R$ 1 milhão pelo mercado.
Em novembro de 2003, a Justiça mandou tirar do ar a campanha da Nova Schin, a pedido da AmBev. No filme, um consumidor aparece em cena experimentado diversas cervejas com os olhos vendados (teste cego).
Quatro meses depois, a Brahma estreou um comercial com Pagodinho. No filme, ele canta uma música com o refrão: "Fui provar outro sabor, eu sei. Mas não largo meu amor, voltei".


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