UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Seguros em alta
O setor de seguros deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 29,9 bilhões em prêmios, segundo previsão da Susep. O número não inclui o ramo saúde, que é contabilizado pela ANS. O resultado representa um crescimento de 25,6%. No mês passado, a Susep previa crescimento de 26,7%.

Vida pessoal...
Pela primeira vez, a FGV promoverá um encontro com presidentes de empresas para discutir temas inusitados. No 2º Fórum de Presidentes, no dia 30, 200 executivos se encontrarão para falar sobre vida pessoal e cidadania.

...e cidadania
Já confirmaram presença, para o seminário da FGV, os seguintes nomes: Eugênio Staub (Gradiente), Luiza Helena (Magazine Luiza), Carlos Strozli (Reckitt), Cássio Domingues Filho (Copersucar), Luiz Frisoni (PricewaterhouseCoopers), José Ermírio de Moraes (Votorantim) e Elcio Anibal de Lucca (Serasa), entre outros.

Promoção comercial
Depois de acompanhar o ministro Luiz Fernando Furlan à China, Juan Quirós (Apex-Brasil) embarcou ontem para Londres, onde se encontra com o embaixador José Mauricio Bustami para traçar uma estratégia de promoção comercial para o Brasil no Reino Unido.

Bolsa popular
O programa de popularização da Bovespa prepara visitas a duas empresas: Pão de Açúcar e Embraer. O objetivo é esclarecer os funcionários sobre o mercado de capitais.

Conscientização
A AmBev deu partida ontem em Brasília a uma campanha de conscientização em 5.000 pontos-de-venda contra a venda de bebidas alcóolicas a menores de idade. A campanha será estendida a todo o país, a partir de janeiro. O objetivo é atingir 250 mil pontos-de-venda.

No ar
Com a recente venda de três aeronaves Esquilo, o modelo mais utilizado no Brasil, a Helibras atingiu a marca de dez novos aparelhos comercializados no ano, número superior ao de 2002. Já no segmento de usados, que vem crescendo no país, a empresa espera fechar o ano com a venda de oito helicópteros, o dobro do ano passado.

Bye, bye Brasil
A construção de uma fábrica da Votorantim Cimentos no norte da Flórida movimentou o mercado de transferência de executivos brasileiros para os Estados Unidos. A operação, realizada pela Living in Brazil, deslocou 30 trabalhadores, em cargos de gerência, supervisão e engenharia.

Resultados
A fábrica da Ford na Bahia comemora dois anos superando todas as metas previstas. A produção já está em 730 veículos por dia-cerca de 40% são exportados. O aumento da produção gerou 5.239 empregos, antecipando a meta de 5.000 postos prevista para 2005.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Marco regulatório

Apesar do atraso de 20 anos, a regulação alcança o centro do debate econômico no Brasil. O tema ganhou selo oficial com a proposta de regulamentação da agências reguladoras. Na opinião do economista Guilherme da Nóbrega, do Banco Fibra, no geral, o documentos é positivo. Ele chama a atenção para o fato de o texto deixar claro que as regras devem ser "estáveis, mas não estáticas". Ou seja, é preciso regras claras para alterar regras. E é necessário enfatizar a transparência -caminho para lidar com um ambiente no qual o que é relevante hoje pode deixar de ser no futuro. De acordo com Nóbrega, não é da tradição brasileira essa construção institucional da negociação. "A evolução é bem-vinda", afirma o economista.


Próximo Texto: Fim do sufoco?: Crescem empréstimos às pessoas físicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.