UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério alerta produtores sobre data para assinar Termo de Conduta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Preocupado com o baixo nível de adesão ao TCRAC (Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta), obrigatório para quem quiser plantar soja transgênica legalmente, o Ministério da Agricultura divulgou ontem um alerta aos produtores.
De acordo com a medida provisória que autorizou o planto de soja geneticamente modificada neste ano, os agricultores têm até o dia 26 deste mês para assinar o termo nos postos ou agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Depois desse prazo, quem plantar soja transgênica sem ter assinado o TCRAC estará cometendo crime. Além de não poder obter empréstimos oficiais, quem plantar transgênico sem assinar o termo poderá ter sua colheita destruída.
A Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul) orientou os agricultores gaúchos a protelarem ao máximo a assinatura do termo.
Os produtores querem retirar a obrigatoriedade da assinatura do TCRAC durante a votação da medida provisória no Congresso Nacional. Para isso, a medida provisória terá de ser votada na próxima semana.

Confissão de culpa
O TCRAC é considerado uma confissão de culpa por parte dos agricultores, que temem serem processados, caso assinem o documento. No termo, o produtor afirma estar consciente de que cometeu um "ilícito administrativo" ao guardar sementes transgênicas para plantar neste ano.
Além de lembrar os produtores da proximidade do fim do prazo para a assinatura do termo, o governo avisa que só será possível plantar as sementes geneticamente modificadas até 31 de dezembro deste ano, conforme estabelecido pela medida provisória.
"O Ministério da Agricultura alerta que os grãos não podem, sob nenhuma hipótese, ser comercializados para plantio nem tampouco semeados fora do Estado em que foram produzidos", diz o alerta.
O documento do Ministério da Agricultura, divulgado ontem, é um pequeno resumo das obrigações que o agricultor que plantar soja transgênica assumirá, caso queira cumprir a lei.


Texto Anterior: Polêmica: Transgênico prejudica ambiente, diz estudo
Próximo Texto: Índios descumprem lei e plantam soja
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.