São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadora faz parcerias para construir base

DA REPORTAGEM LOCAL

O desenvolvimento de fornecedores locais tem sido o foco da indústria automotiva, nas últimas décadas. A Ford é exemplo de como a parceira entre cliente e fornecedor pode avançar. A fábrica de Camaçari, base mundial do EcoSport, foi erguida em sintonia com os fabricantes de autopeças que abastecem a empresa.
Essa unidade, inaugurada em 2001, recebeu investimentos de US$ 700 milhões dos fornecedores Ford que produzem os componentes mais importantes dentro da montadora. De Camaçari saem, além do EcoSport, o novo Fiesta e, agora, o Fiesta Sedan. Hoje, 30% da produção segue ao mercado externo.
"Mas essa não é uma fábrica dedicada à exportação, o que tornaria a produção muito volátil e sujeita à competição internacional. O foco é o mercado interno", diz Dante Marchiori, diretor de exportação da Ford América do Sul.
O projeto da nova fábrica, segundo ele, foi desenvolvido para ampliar a participação de mercado da marca no país. O EcoSport, porém, foi desenhado no país para atender o mercado sul-americano.
Embora o foco da Ford seja o mercado interno, desde que Camaçari entrou em operação as exportações da empresa não param de crescer. Foram 91 mil unidades em 2002. Neste ano, deverão ser 160 mil.
Outra montadora que está criando as bases para ser plataforma de exportação é a alemã Mercedes-Benz. A partir de 2006, ela fabricará em Juiz de Fora a versão de utilitário esportivo do Smart - o minicarro produzido na Europa. A maior parte da produção seguirá para EUA e Europa. (SB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Incentivos fiscais impulsionam vendas da China para o exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.