São Paulo, Quarta-feira, 17 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha e Internet já pesam mais

da Redação

As pesquisas de orçamentos familiares sempre mostram o dinamismo da economia. Novos produtos de consumo são lançados no mercado, enquanto outros deixam de ter importância no dia-a-dia da população.
A nova POF da Fipe, que acaba de ser divulgada e que servirá de base de ponderação para o IPC a partir de janeiro de 2000, mostrou uma série de novos costumes da população.
Os preservativos, por exemplo, começam a fazer parte dos gastos, constatou a Fipe. Os paulistanos também gastam mais com motel, outro item que passa a ser incorporado à inflação a partir do próximo ano.
Entre os novos itens que começam a pesar no bolso dos paulistanos, a Fipe registrou, ainda, os gastos com cerimônias religiosas e manutenção de jazigos, antes desconsiderados pelos índices.
No setor de transportes, as principais alterações são a entrada dos gastos com pedágio e um peso menor para os combustíveis. No setor de habitação, a novidade são os gastos com novos serviços de comunicação. Contas de telefone celular, de pager, de TV a cabo e de provedores de Internet estão entre esses novos gastos.
Na área de saúde, além dos preservativos, a Fipe está incorporando ao índice remédios homeopáticos, seringas descartáveis e aparelhos corretivos.
Entre os produtos que perdem força no índice estão o cigarro e alguns serviços, como alfaiate e tintureiro. (MZ)



Texto Anterior: Saiba para o que serve a pesquisa
Próximo Texto: Mulheres sustentam famílias mais pobres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.