São Paulo, Quarta-feira, 17 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Índice

"China pode quebrar seus compromissos"

das agências internacionais

Os principais jornais norte-americanos foram cautelosos ao analisar o acordo entre China e Estados Unidos, assinado na segunda-feira.
Uma das maiores preocupações é se a China conseguirá cumprir tudo o que prometeu.
"A China já descumpriu outros acordos internacionais" recordou o "The Washington Post" a seus leitores. Outra preocupação evidenciada pela mídia foram os itens negociados.
Para o "The Wall Street Journal", o acordo bilateral poderia colocar em risco uma série de tratados paralelos e tratamentos de exceção previstos pela OMC.
O "The New York Times" analisou que a possibilidade de a China entrar na OMC será a segurança que os Estados Unidos terão para que ela cumpra o tratado.
"Se a China entrar na OMC, os Estados Unidos poderão aplicar sanções internacionais para as violações que o país possa vir a cometer", destacou o editorial do Times.
Segundo ele, a imposição de normas legais sobre o comércio fortalecerá as a luta pela implantação do "estado de direito" (regras políticas democraticamente estabelecidas) no país.



Texto Anterior: Brasil deve exportar mais para chineses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.