São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regra comercial trará disciplina

DA REPORTAGEM LOCAL

O ingresso da China à OMC abre a oportunidade de o Brasil disputar um mercado com 1,3 bilhão de consumidores. Os chineses terão de disciplinar-se, o que significa respeitar as regras comerciais mundiais. Mas existe sempre a contrapartida.
"Era fácil restringir os produtos da China porque ela não tinha a quem se queixar. Agora, para impedir que uma mercadoria chinesa entre no Brasil é preciso provar que ela causa dano à economia doméstica", afirma Roberto Iglesias, consultor da Funcex , consultoria de comércio exterior.
Uma missão chinesa esteve esta semana na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para discutir acordos comerciais entre os dois países.
"As discussões estão acontecendo, mas não saem assim tão rapidamente", afirma Edivar Vilela de Queiroz, presidente da Abiec (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes).
Um grupo de empresários brasileiros deve embarcar para a China no início deste ano para mostrar aos chineses seus produtos.


Texto Anterior: Sergio Amaral vê chinês e tenta abrir espaço
Próximo Texto: IBGE: Indústria de SP cresce só 0,5% no trimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.