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Regra comercial trará disciplina
DA REPORTAGEM LOCAL
O ingresso da China à OMC
abre a oportunidade de o Brasil
disputar um mercado com 1,3 bilhão de consumidores. Os chineses terão de disciplinar-se, o que
significa respeitar as regras comerciais mundiais. Mas existe
sempre a contrapartida.
"Era fácil restringir os produtos
da China porque ela não tinha a
quem se queixar. Agora, para impedir que uma mercadoria chinesa entre no Brasil é preciso provar
que ela causa dano à economia
doméstica", afirma Roberto Iglesias, consultor da Funcex , consultoria de comércio exterior.
Uma missão chinesa esteve esta
semana na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de
São Paulo) para discutir acordos
comerciais entre os dois países.
"As discussões estão acontecendo, mas não saem assim tão rapidamente", afirma Edivar Vilela de
Queiroz, presidente da Abiec (Associação Brasileira da Indústria
Exportadora de Carnes).
Um grupo de empresários brasileiros deve embarcar para a China no início deste ano para mostrar aos chineses seus produtos.
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