UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajuste escolar eleva inflação

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação teve uma pequena alta em dezembro devido aos aumentos dos salários na construção civil e das mensalidades escolares. É o que revela a segunda prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que subiu de 0,38% em novembro para 0,46% em dezembro.
Divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas, a prévia apontou um aumento dos preços no varejo agrupados no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e no INCC (Índice Nacional da Construção Civil). O primeiro foi de 0,23% em novembro para 0,30% em dezembro. Já o segundo subiu de 0,45% para 0,98%.
No varejo, a alta foi puxada por produtos cujos preços são controlados pelo governo, como transportes públicos e loterias. Também pressionaram os reajustes dos colégios, que começam a subir neste mês e têm aumentos até fevereiro. O INCC aumentou por conta de dissídios na casa dos 15% em Fortaleza e Belo Horizonte.
Já o IPCA, que mede os preços no atacado e pesa mais no IGP-M, ficou estável. O índice registrou inflação de 0,44% em dezembro, contra 0,43% no mês anterior.


Texto Anterior: Tensão pré-Copom: Selic de 16% levaria juro real a um dígito
Próximo Texto: CNI aposta em corte de 2 pontos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.