|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DISPUTA
Canais temem concentração
TVs vão ao Cade contra fusão da DirecTV e Sky
ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO
Diante da iminente aprovação
da compra da DirecTV pela Sky,
nos Estados Unidos, 49 empresas
de TV por assinatura pediram ao
Cade (Conselho Administrativo
de Defesa Econômica) garantia
para a preservação da concorrência no Brasil.
A ação foi movida pela NeoTV,
associação de TVs a cabo criada
em 1999. Ela pede a proibição dos
contratos de exclusividade de
programação neste setor.
A NeoTV sustenta, na ação, que
a compra da DirecTV pela Sky vai
aumentar, em muito, a concentração econômica neste mercado
e que as operadoras independentes correm o risco de ficar sem
programação para fornecer a seus
assinantes.
A questão pode ser decidida hoje pelo Cade. Ontem, foi realizada
uma audiência pública na sede do
conselho, em Brasília, para que as
duas empresas e a NeoTV pudessem defender seus pontos de vista.
A Sky tem como principais
acionistas a News Corporation
(do magnata mundial das comunicações Rupert Murdoch) e a
Globopar, holding das Organizações Globo. A Globopar, por sua
vez, controla a Globosat, responsável por alguns dos principais canais de programação para TV paga do país, como o SporTV e os
canais Telecine e Multishow.
Segundo a ação da NeoTV, a
Globosat só vende sua programação às operadoras de TV por assinatura que sejam filiadas ao sistema Net.
A NeoTV diz temer que esta política seja adotada no Brasil também em relação aos canais de propriedade da News Corp., daí o pedido para que o Cade proíba os
contratos de exclusividade.
A DirecTV tem 37,99% dos assinantes de TV por assinatura via
satélite no Brasil, enquanto a SKY
tem 56,85%. Com a fusão das
duas, a Sky terá 94,84% deste
mercado, que soma 1,1 milhão de
assinantes, e 31% de todo o mercado de TV por assinatura (incluindo os sistemas por cabo, satélite e microondas), de 3,5 milhões de clientes.
Segundo a NeoTV, a Globopar,
por intermédio da Net Serviços, é
líder absoluta do mercado de TV
a cabo, com quase 40% dos assinantes. Com a compra da DirecTV pela Sky, diz a entidade, a
união News Corp/Globopar representará 69,5% do mercado
brasileiro de TV paga.
Segundo o presidente da
NeoTV, Chris Torto, a aquisição
da DirecTV pela SKY deve ser
aprovada pelo órgão regulador do
mercado de telecomunicações
norte-americano, a FCC (Federal
Communications Commission),
até o final de dezembro.
A intenção das partes de fechar
o negócio foi anunciada em abril,
nos Estados Unidos. Três dos cinco conselheiros da FCC já se manifestaram a favor da compra.
Outro lado
A Folha tentou ouvir a DirecTV
e a Sky sobre o processo no Cade,
mas os advogados que representaram as duas empresas na audiência não foram localizados até
o fechamento desta edição.
Texto Anterior: Preço final sobe com novo modelo, afirma Copel Próximo Texto: Contas externas: Economistas pedem desvalorização para país aumentar exportações Índice
|