São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Crise não abala investimento, diz pesquisa

Apesar de todo o pessimismo do mercado financeiro, o Brasil apresenta uma situação de solidez na economia e tem perspectivas otimistas no mercado real. Ontem, a Bolsa voltou a cair pelo terceiro dia consecutivo, influenciada pela ameaça de inflação dos Estados Unidos, mas, se o processo de recessão não for tão grande, é possível que o Brasil tenha condições de manter um crescimento alto.
Um dos fundamentos da economia brasileira que mais tem mostrado sinais de vitalidade é o investimento. Pesquisa realizada pelo Bradesco mostra que, em 2007, 558 empresas divulgaram investimentos na mídia, somando R$ 546,1 bilhões. O número de empresas representa uma alta de 36,4% em relação a 2006, quando 409 publicamente planejavam investimentos.
O estudo foi feito com acompanhamento diário de jornais de diferentes partes do país.
Os principais motivos para as empresas aumentarem seus investimentos foram o desempenho positivo da demanda doméstica no ano passado e, principalmente o consumo das famílias, que deve fechar o ano em torno de 6%, segundo estimativas do banco, além da perspectiva de continuidade do crescimento nos próximos anos, uma vez que grande parte dos investimentos demora a dar resultados.
O melhor mês de 2007 em relação aos anúncios de investimento foi outubro, com 116 publicações, uma média de 3,9 por dia (veja quadro). Foi também naquele mês que a atividade econômica surpreendeu positivamente o mercado, com crescimento de 10,5% na produção industrial.
Setorialmente, as empresas de serviços foram as que mais se mostraram dispostas a investir, com cerca de 44,9% dos anúncios do ano passado. A indústria ocupa o segundo lugar (41,2%), seguida da agroindústria (13,9%). Comércio e transporte e logística foram os segmentos com maior número de investimentos divulgados, mas é na indústria que os maiores montantes serão investidos -petróleo e derivados e mineração e siderurgia. Na agroindústria, o destaque ficou com açúcar e álcool e o complexo de carnes.
Para 2008, o Bradesco prevê um crescimento ainda robusto dos investimentos, ainda que menores que os do ano passado, de 9,5%. Os anúncios de investimentos neste ano deverão seguir o movimento de 2007, mas com crescimento um pouco menor.

Tecnoblu adianta primavera-verão 2009 na SPFW

Enquanto a atual edição da São Paulo Fashion Week aponta as tendências do próximo inverno, a Tecnoblu já mira no verão de 2009.
Especializada em etiquetas e aviamentos, a empresa lançou ontem seu "book" do que será usado na primavera-verão do ano que vem, batizado de "Conexão Morro".
Além do lançamento, a empresa participa da semana de moda paulista com a assinatura do lounge do bureau de tendências WGSN, que desenhou em parceria com o arquiteto Marcelo Rosenbaum. Todos os materiais usados no local, como rendas de borracha e cobertores, foram desenvolvidos e produzidos pela Tecnoblu.
Baseada em Santa Catarina, a Tecnoblu fabrica 5 milhões de etiquetas e 800.000 m de cadarços por mês.

ALGODÃO-DOCE
A Dzarm, marca jovem do grupo Hering, aproveita a movimentação do mundo da moda durante a São Paulo Fashion Week para realizar seu showroom outono inverno 2008, até o próximo domingo, no IED (Istituto Europeo di Design). Com mais de 3.000 pontos-de-venda no país, a marca produz cerca de 2 milhões de peças por ano. A empresa espera encerrar o showroom com uma alta de 25% nas vendas em relação à mesma coleção de 2007.

LANÇAMENTO
O jornalista Celso Pinto lança, nesta semana, o livro "Os Desafios do Crescimento - dos Militares a Lula" (Publifolha/Valor, 400 páginas), uma coletânea de 90 artigos sobre a economia nacional escritos para a Folha e para os jornais "Gazeta Mercantil" e "Valor Econômico". Com apresentação de Pérsio Arida, prefácio de Eliana Cardoso e posfácio de Eduardo Giannetti, o livro se divide em oito blocos, de acordo com o tema dominante -juros, câmbio, inflação, entre outros.

BELISCO FASHION
O Sofitel São Paulo oferece exemplares da gastronomia francesa para fashionistas da SPFW. O chef Patrick Ferry assina menu do Lounge Chic, de Glória Kalil.

POR DENTRO
O grupo Universo Íntimo está apostando na tecnologia para divulgar, na semana de moda paulista, a mais nova coleção de lingeries Un.i. Durante a SPFW, os participantes do evento poderão acessar de seus celulares o catálogo completo da grife.

EM CONSTRUÇÃO
A Funcef acaba de se unir a três incorporadoras em dois empreendimentos imobiliários. O primeiro, em Salvador, com investimento de R$ 89 milhões, conta com a parceria da construtora baiana Sertenge e da brasiliense Dan-Hebert. O segundo é o Centro Empresarial Greenwich Tower, em Vitória. O empreendimento é uma parceria com a Galwan, com investimento de R$ 17,1 milhões do fundo.

SALA DE AULA
O número de candidatos a uma bolsa de estudos da Fundação Estudar está em alta. Em dez dias, foram recebidas 1.400 inscrições. O processo seletivo termina em março. A Fundação Estudar já investiu R$ 5 milhões em 364 bolsas.

YES, SIR
A Yes!, rede de escolas de idiomas, pretende chegar a cem unidades em 2008.

CARRINHO
Cresceram as vendas no Pão de Açúcar, na primeira quinzena do ano, da linha de frutas, com alta de 30%. Itens sazonais como cerejas, uvas e ameixas foram destaque. Folhagens tiveram 15% de alta no período.

SAÚDE
A Samcil Planos de Saúde inaugura, no dia 22, no Hospital e Maternidade Modelo, em SP, um aparelho de ressonância magnética de campo aberto, no qual foram investidos R$ 5 milhões.

NO TELEFONE
A Vivo registrou no final do ano passado um aumento na sua participação no mercado de telefonia celular. A operadora atingiu uma fatia do mercado de 27,68% em dezembro, contra 27,60% em novembro, de acordo com dados da Anatel. A TIM registrou uma pequena redução em dezembro, com 25,85% de participação, contra 25,88% no mês anterior. A Claro manteve a terceira posição no ranking, com 24,99%.

MENOS
Em 2007, o Programa de Racionalização de Gastos e Eliminação de Desperdícios da Caixa teve redução de despesas de R$ 300 milhões. A maior redução, de R$ 255 milhões até novembro, foi do setor de compras.

PENTEADEIRA
A marca de produtos de beleza espanhola Atache Scientific Cosmetic chega ao Brasil com investimento inicial de R$ 1,5 milhão.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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