São Paulo, segunda, 18 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos devem transferir perdas

da Reportagem Local

No primeiro semestre de 1995, Alberto Borges Matias antecipou que mais de 40 bancos brasileiros quebrariam. O Banco Central quis processá-lo, mas sua profecia se confirmou.
Agora, Matias afirma que pequenos bancos de negócio pegos essencialmente com "funding" externo (captações no exterior) não deverão continuar no mercado.
O setor bancário apresentará perdas por captações realizadas no exterior. Em junho de 98, o total de recursos captados no exterior pelos bancos era de US$ 69 bilhões, incluindo as operações cambiais, contra um patrimônio líquido de US$ 50 milhões.
"As perdas deverão ser transferidas aos tomadores", diz Matias. O sistema será beneficiado pela redução da inadimplência das empresas industriais e do setor primário. Mas haverá aumento de inadimplência de empresas dependentes de importações e nos financiamentos indexados em dólar.
Em contrapartida, o mercado de crédito aumentará substancialmente. "Com o aumento da atividade econômica, haverá maior demanda por financiamento. Os bancos vão trabalhar com volumes maiores", diz Matias. (FV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.