São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenspan diz ser favorável à nacionalização

DA REDAÇÃO

O ex-presidente do Fed (o banco central americano) Alan Greenspan, conhecido como um dos mais árduos defensores da não intervenção do Estado na economia, afirmou que o governo dos EUA poderá ter que nacionalizar alguns bancos para consertar o sistema financeiro e restaurar o crédito.
"Pode ser necessária a nacionalização temporária de alguns bancos para facilitar uma reestruturação ordenada e rápida", afirmou ao "Financial Times". "Eu entendo que, uma vez a cada cem anos, é isso que você faz."
Segundo ele, em alguns casos, a "solução menos ruim" é o governo assumir o controle temporário das instituições financeiras.
Para Greenspan, com as instituições sob controle estatal, o governo pode transferir os ativos problemáticos para uma espécie de banco "podre" sem ter o problema de determinar o valor desses papéis.
Na semana passada, o governo americano anunciou que pretende criar um fundo envolvendo dinheiro público e privado para a aquisição de ativos problemáticos.


Texto Anterior: Casa Branca promete plano "consistente" contra despejos
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: O "pior já passou" no mundo inteiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.